Events
Events
O iibCV, através da Bolsa de Valores (BVC), emitiu com sucesso, pela segunda vez, um Derivado no mercado de Capitais de Cabo Verde.
Este Derivado, intitulado “CREDIT LINKED NOTES – iib PRAE – PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E APOIO À ECONOMIA Série B (4% TANB) – 2023 | 2027,” com um valor nominal das Notes de 5.000.000 escudos cada, alcançou um montante total de 145.000.000 escudos (equivalente a 1,32 milhões de euros).
A emissão do Credit Linked Note (CLN) tem como principal objetivo permitir que os agentes económicos ajustem eficazmente a sua estrutura de financiamento e democratizem o acesso a investidores qualificados, proporcionando um retorno superior ajustado ao risco. Este marco demonstra a confiança dos investidores no iibCV e na economia de Cabo Verde, permitindo que os investidores participem em iniciativas de reestruturação e apoio à economia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. O iibCV reforça, assim, o seu compromisso com o crescimento económico e o mercado de capitais, ao proporcionar soluções financeiras inovadoras para agentes económicos e investidores qualificados. Esperamos que esta emissão do CLN seja o início de muitas outras iniciativas de sucesso que ajudarão a impulsionar o desenvolvimento económico de Cabo Verde.
LINK TCV: Clique aqui para visualizar
À margem da participação do iib na IV Edição do Fórum BODIVA, o iib e a BODIVA assinaram um Memorando de Entendimento focado no desenvolvimento do Mercado de Capitais, no âmbito do desenvolvimento, estruturação e colocação de instrumentos financeiros, assegurando a sua adequabilidade ao mercado.
Paralelamente à participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida pelo Banco Nacional de Angola com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Num fórum de discussão focado no Doing Business em Cabo Verde, realizado na capital Angolana, Luanda, o iib partilhou o seu contributo, debruçando-se sobre componentes distintivas da economia Cabo-verdiana, tais como a estabilidade político-social, a convertibilidade da moeda, a livre circulação de capitais e o peg cambial do escudo Cabo-verdiano (CVE) ao Euro, características que conferem condições ímpares para o investimento estrangeiro.
O international investment bank (“iibCV”) participou na 8ª Edição do Fórum Governance Cabo Verde – Desafios e Oportunidades para Cabo Verde, com foco nos desafios de implementação dos princípios de ESG, evento que contou com a presença dos principais agentes económicos do mercado.
No âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), o iib foi recebido pelo Ministério do Planeamento de Angola, representado pelo Sr. Secretário de Estado para a Economia Dr. Ivan dos Santos, com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Ainda no âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida pelo Ministério das Finanças de Angola, representado pelo Sr. Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro Dr. Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos, com o objetivo de partilhar a nossa experiência enquanto banco internacional de investimento na implementação de boas Práticas de ESG, com enfoque nas emissões de Obrigações Sociais e Azuis.
Ainda no âmbito da participação na IV Edição do Fórum BODIVA (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola), a equipa do iib foi recebida O anúncio da emissão pública das Obrigações Azuis iib, denominadas “iib Marine and Ocean-Based Blue Bonds”, que ocorreu no passado mês de Janeiro no evento “THE OCEAN RACE MINDELO SUMMIT”, contou com a presença de ilustres personalidades, entre os quais o Exmo. Sec. Geral das Nações Unidas Eng.º António Guterres, o Exmo. Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde Dr. Ulisses Correia e Silva, o Exmo. Senhor Primeiro Ministro de Portugal Dr. António Costa, bem como os representantes das Bolsas de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).
Enquadrado na sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o iibCV, em parceria com as Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde lançou, entre outubro e dezembro de 2022, o produto “Depósito a Prazo Indexado Solidário Aldeias SOS” e o “iib Solidary Indexed Bond”.
Findo o prazo de comercialização dos referidos produtos, as Aldeias Infantis SOS foram beneficiadas com uma remuneração correspondente a 3.200.000 CVE.
O iibCV foi vencedor em 5 (cinco) diferentes categorias, durante o evento de atribuição dos “Bolsa Awards”, realizado no dia 13 de Maio 2023, no âmbito do 25° aniversário da Bolsa de Valores de Cabo Verde, arrecadando o maior número de prémios atribuídos nessa noite:
No âmbito da execução da sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o international investment bank (iibCV), em parceria com o Ministério da Educação, agraciou os melhores alunos dos cursos de licenciatura das Universidades Cabo-verdianas.
O iibCV realizou o primeiro “Business Breakfast iib”, no Hotel Trópico, no dia 09 de Junho. O evento procurou abordar o atual contexto económico internacional e nacional, a história recente do iib, as nossas causas e concretizações e os nossos resultados, que muito refletem a essência da nossa identidade, a vontade e o espírito das nossas Pessoas.