O iib África Ocidental – Fazer Diferente, para fazer a Diferença!

27 October, 2023

Descubra o percurso de sucesso do iib Cabo Verde de uma pequena subsidiária até se tornar numa das instituições bancárias de referência no arquipélago.

História

O international investment bank, S.A. iniciou a sua atividade no mercado cabo-verdiano em julho de 2010 como uma entidade subsidiária financeira integralmente detida pelo Novo Banco (NB). Em 2018, como parte da sua estratégia de aquisições, o iibGroup adquiriu 90% do capital do BICV, mantendo o NB como acionista de referência.

Um ano depois, ‘nasceu’ o iib Cabo Verde (iibCV) com objetivos muito claros: contribuir para o desenvolvimento do setor financeiro local, importando as melhores práticas da indústria para o país, a fim de competir não apenas a nível local, mas globalmente. Esta iniciativa foi vista como uma forma de retribuir à sociedade, trabalhando em estreita colaboração com as comunidades locais, capacitando-as e proporcionando melhores oportunidades, em linha com a filosofia do Grupo: “Transformar Vidas.”

Percurso e Reconhecimento

Em 2019, o iibCV era uma das instituições financeiras mais pequenas de Cabo Verde e apresentava prejuízos acumulados dos anos anteriores. Em 2020 reformulou a sua estrutura orgânica, posicionamento no mercado e modelo de negócios. Através de um modelo de governança aberto e participativo, os colaboradores do iib criaram o programa “6 meses / 6 causas” em plena pandemia da Covid-19, através do qual apoiaram iniciativas sociais importantes para a comunidade em parceria com instituições meritoriamente selecionadas. Em 2021, o iib formalizou a sua Política de Responsabilidade Social, realizando ações como campanhas de doação de sangue, eventos de Natal Solidário e concessão de bolsas de mérito para estudantes. Além disso, comprometeu-se a valorizar o seu Capital Humano com um programa intensivo de formação e estruturas de remuneração variável. Com uma nova gestão, altamente qualificada e experiente em diferentes mercados, o iibCV tornou-se uma organização mais dinâmica e ágil, passando a ser o terceiro maior banco por ativos, o mais solvente e com o menor rácio de incumprimento da sua carteira de crédito em 2021.

Em 2022, o iibCV registou um crescimento significativo do seu balanço, sem aumentar significativamente os ativos ponderados pelo risco, e melhorou expressivamente a sua rentabilidade. Os seus ativos cresceram 22,5%, ultrapassando os 333 milhões de euros, os recursos de clientes cresceram 20%, chegando a quase 162 milhões, e o capital próprio cresceu 25,3%, atingindo 20,3 milhões. Para 2023 espera-se que o banco continue a crescer e supere os resultados do ano anterior, alcançando o melhor desempenho histórico pelo terceiro ano consecutivo. Além dos resultados financeiros, o Banco Central de Cabo Verde (BCV) destacou que o iibCV não recebeu reclamações de consumidores financeiros em 2022, o que é motivo de orgulho para a equipa de gestão e para todos os que trabalham no banco. O iibCV tem presença física nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal, emprega cerca de 50 colaboradores e recebeu prémios e certificações pelo trabalho desenvolvido em Cabo Verde, incluindo a certificação como “Great Place to Work” pelo segundo ano consecutivo, os vários prémios atribuídos pela Bolsa de Valores de Cabo Verde pelo desempenho no mercado de capitais e a recente certificação, atribuída por uma entidade internacional independente, de conformidade com a norma ISO 31000:2018 Risk Management.

Absa Africa Financial Market Index 2023

Cabo Verde alcançou a 16ª posição no Índice de Mercados Financeiros Africanos da Absa, entre 28 nações africanas, marcando a primeira inclusão na história do país. O relatório destaca a emissão bem-sucedida da “iib Marine and Ocean-based Blue Bonds” pelo iibCV, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Joint SDG Fund. Esta emissão pública obteve uma procura equivalente a 150% da oferta, com mais de 20% das subscrições provenientes de não residentes, incluindo Angola, Uganda, Portugal, França, Luxemburgo, Itália, EUA e Suíça. O compromisso do iibCV com a inovação e a contribuição ativa para elevar a posição de Cabo Verde nos mercados financeiros globais é reconhecido neste relatório.

Compromisso com a Sociedade e Sustentabilidade

O iibCV trabalhou e continua a trabalhar com vários stakeholders, tendo estabelecido parcerias com instituições de ensino, hospitais e ONGs em Cabo Verde. No ano passado emitiu Obrigações Sociais em cooperação com as Aldeias Infantis SOS e, em 2023, emitiu as primeiras Obrigações Azuis em Cabo Verde (iib Marine and Ocean-Based Blue Bonds), destacando o compromisso com a valorização do Mar e dos Oceanos no país. Nos últimos três anos, os programas de responsabilidade social implementados pelo iibCV impactaram mais de 50 mil pessoas. Recentemente, o iibCV aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma voluntária para práticas empresariais responsáveis, alinhando as suas operações e estratégias com dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, ambiente e anticorrupção. O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 15.000 empresas e 3.800 signatários não empresariais de mais de 160 países e mais de 69 Redes Locais.

Expresso das Ilhas entrevista Sohail Sultan – CEO iibGroup

Jornal Económico entrevista Sohail Sultan – Presidente do iibGroup